Dia Mundial do Café levanta a questão: quanto se pode beber por dia?

Abusar do café pode levar a efeitos colaterais indesejados, como insônia, nervosismo, agitação e irritabilidade. Veja qual a quantidade ideal para uma pessoa

Além do futebol, o Brasil tem outra paixão nacional: o café. O amor pela bebida aqui e em todo o mundo é tão grande que existe até um dia exclusivamente dedicado ao grão. O Dia Mundial do Café é comemorado neste domingo, dia 14 de abril.

Mas, afinal de contas, quanta cafeína é segura para o corpo humano? Essa é uma pergunta comum, especialmente para os amantes de café. Afinal, o café é uma bebida adorada por muitos, mas também tem suas controvérsias.

Como tudo na vida, o excesso pode ser prejudicial. Abusar do café pode levar a efeitos colaterais indesejados, como insônia, nervosismo, agitação e irritabilidade.

Além disso, o café pode causar arritmia em algumas pessoas predispostas a desenvolver hipertensão. E, atenção gestantes: o consumo excessivo de café pode afetar a formação cerebral do feto.

Quantidade segura

A dose diária de cafeína varia de pessoa para pessoa. Porém, aqui estão algumas diretrizes gerais:

  • Adultos saudáveis com cerca de 70 kg podem consumir de 300 a 400 miligramas de cafeína diariamente. Isso equivale a aproximadamente 4 xícaras de café coado.
  • Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes devem limitar-se a 100 miligramas de cafeína, o que equivale a cerca de 1 xícara de café coado.
  • Gestantes e lactantes podem consumir até 200 miligramas de cafeína, o que corresponde a cerca de 2 xícaras de café coado. Pessoas sensíveis à cafeína devem limitar-se a 100 a 200 miligramas.
  • Importante lembrar que o café expresso tem o triplo da cafeína do café coado. Portanto, ao calcular quantas xícaras tomar, leve isso em consideração. Por exemplo:
    • 125 ml (meia xícara) de café coado contém 85 mg de cafeína.
    • Apenas 30 ml de café expresso contêm 60 mg de cafeína.

    Além disso, a cafeína não está presente apenas no café. Ela também é encontrada no cacau, no guaraná e em alguns chás.

    Portanto, considere tudo o que você consome em 24 horas, como chocolate, achocolatado, refrigerante à base de guaraná ou cola e chá.

    Benefícios do café

  • O consumo da bebida não é feito apenas de malefícios. Estudos recentes mostraram que ele pode proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Ele também pode melhorar o foco, a concentração e até mesmo o desempenho atlético.

    Pesquisadores do American College of Cardiology, uma associação médica sem fins lucrativos, desenvolveram não uma, mas três pesquisas que apontam para o benefício da bebida para o coração.

    Os pesquisadores explicam que é comum associar o café apenas à cafeína, mas ele não se resume a isso. Seus grãos possuem mais de 100 compostos biologicamente ativos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, melhoram a sensibilidade à insulina, aumentam o metabolismo, entre outras vantagens.

RELACIONADOS