Crime organizado fabrica submetralhadoras com alto poder de fogo no Brasil

Arma é artesanal com inscrição “matraka” (gíria entre criminosos para metralhadora), apreendia no Guarujá (SP)

O crime organizado passou a fabricar submetralhadoras com alto poder de fogo no Brasil, similares ao modelo MAC-10 (Military Armament Corporation), criado pelo norte-americano Gordon Bailey Ingram, em 1964, e produzido nos Estados Unidos entre 1970 e 1973.

O alerta foi feito pela Polícia Civil de São Paulo após a apreensão, no dia 1º deste mês, de uma submetralhadora com a inscrição “matraka” em uma operação realizada no Jardim Edna, no Guarujá, Baixada Santista. Um homem acusado de portar o armamento foi preso.

Um fato chamou a atenção dos policiais civis: a submetralhadora é idêntica a outra apreendida em fevereiro deste ano por PMs em Toledo, região oeste do Paraná, a 1.051 km de distância do Guarujá. A arma é artesanal e tem a mesma inscrição: “matraka”.

A preocupação das forças policiais é a de que o crime organizado esteja produzindo submetralhadoras compactas, com alto poder de fogo, em escala industrial. Peritos apuraram que a inscrição nas duas armas foi feita a laser. “Matraka”, na gíria dos criminosos, significa metralhadora.

Investigadores disseram à coluna que essas armas artesanais são tão potentes quanto as do modelo norte-americano M-10 e geralmente são produzidas por torneiros mecânicos, ferreiros ou armeiros. Os agentes acrescentaram que muitos desses profissionais são cooptados pelo crime organizado.

Em relação à apreensão realizada no Guarujá, a Polícia Civil diz que foi checar uma denúncia sobre tráfico de drogas e encontrou no local um depósito onde havia 117 kg de maconha, 53,9 kg de cocaína, 42 cartelas de LSD, 61 mil comprimidos de ecstasy, 300 g de crack e 201 lança-perfumes.

No mesmo depósito, os policiais civis afirmaram ter encontrado a submetralhadora artesanal, um fuzil e munição. Um homem de 44 anos, acusado de ser o vigia do depósito foi preso em flagrante e depois teve a prisão convertida em preventiva pela Justiça.

O suspeito tem duas condenações por tráfico de drogas e cumpria pena em regime aberto desde 26 de junho deste ano. Ao ser ouvido em inquérito na Polícia Civil, ele alegou não ter envolvimento com as drogas e armas apreendidas. Na audiência de custódia disse que foi agredido pelos policiais.

Arma idêntica

Submetralhadora artesanal, com a inscrição matraka, apreeendida em Toledo (PR)Imagem: Polícia Civil do Paraná

No município de Toledo, policiais militares do 19º Batalhão receberam informações sobre uma movimentação suspeita em uma área no distrito de Xaxim e foram checar a denúncia. Os PMs suspeitaram de um homem que dirigia um trator.

O veículo estava atrelado a um equipamento agrícola usado para tratamento de resíduos nas lavouras. Os militares vistoriaram o trator e encontraram as duas toneladas de maconha no compartimento destinado a esterco. Junto à droga estava a submetralhadora artesanal.

O motorista do trator recebeu voz de prisão dos PMs e foi conduzido à delegacia policial da cidade, onde acabou autuado em flagrante por tráfico de drogas.

A submetralhadora apreendida em Toledo também foi encaminhada para perícia. As Polícias Civil de São Paulo e do Paraná agora devem trocar informações para tentar chegar aos responsáveis pela fabricação do armamento.

RELACIONADOS