Saiba o que é a “Síndrome da Classe Econômica” e porque
as pessoas com doença cardiovascular correm mais riscos

Cardiologista Valério Vasconcelos fala sobre trombose durante viagens

Há alguns dias, uma mulher de 75 anos que seguia num voo de São Paulo a Paris, capital da França, morreu apóspassar mal durante a viagem. A causa da morte? Trombose venosa profunda (TVP); trata-se de uma condição clínica (também conhecida como trombose do viajante) em que ocorre a formação de coágulos no sangue e que pode ser fatal.

Segundo o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos, é possível ocorrer casos de trombose durante viagens de longa duração porque o passageiro fica sentado por muito tempo durante o percurso, o que represa a circulação sanguínea nos membros inferiores. Ou seja: no repouso prolongado e em situações em que as pernas não se movem como de costume, o fluxo de sangue é retardado. Isso ocorre porque os músculos da panturrilha não se contraem e não empurram o sangue até o coração.

“A chamada “Síndrome da Classe Econômica” é um nome popularmente dado à trombose venosa profunda (TVP) e pode afetar qualquer pessoa que viaja sentada por longos períodos de tempo, sobretudo pessoas com doenças cardiovasculares e mulheres que usam contraceptivos orais”, esclarece o médico. Ele acrescenta que indivíduoscom mais de 40 anos apresentam mais chance de ter a doença, e há um risco ainda maior a partir dos 60 anos de idade. O nome da síndrome, inicialmente, referia-se ao problema ocasionado durante viagens de avião, mas hoje se sabe que viagens de automóvel, trens e ônibus também predispõem ao mal.

Conforme Valério Vasconcelos, a mais temida complicação da trombose é a embolia pulmonar, que pode ser fatal. “O coágulo se desloca, podendo migrar e ir até o pulmão, onde pode entupir uma artéria e levar à morte”, explica. Ele detalha que, quando a pessoa fica sentada por muito tempo, a circulação sanguínea fica mais lenta. “Com isso, há aumento da pressão venosa nas pernas,possibilitando a formação de coágulos que podem se deslocar e atingir o pulmão, causando morte súbita por embolia pulmonar”.

O médico diz ainda que a TVP se caracteriza pela presença de um coágulo dentro de uma veia, sendo mais comum nos membros inferiores do corpo. “A formação deste coágulo ocorre por algumas condições, como lesão endotelial (revestimento interno das veias), estase (dificuldade do sangue circular) e o aumento da viscosidade do sangue (engrossamento do sangue)”,afirma o cardiologista.

Trombose pode ser assintomática, mas também dá alguns sinais

Autor do livro “O coração gosta de coisas boas”, Valério Vasconcelos diz que a trombose venosa profunda pode ser absolutamente assintomática. Em aproximadamente metade dos casos, aliás, a trombose manifesta sintomas “silenciosos” no paciente. Mas também há situações em que a TVP dá sinais.

“Pode ocorrer principalmente dor nas pernas, na região das panturrilhas em especial, que tende a se estender até o tornozelo e o pé. Uma sensação de queimação também pode acontecer”, afirma o médico, lembrando que também é importante observar se, associado aos sintomas relatados antes, o paciente apresenta falta de ar ou tosse seca.

O que fazer para prevenir uma trombose durante uma viagem?

A depender da condição clínica do paciente, uma longa viagem pode ser um percurso acima de duas horas de duração. Nesses casos, o cardiologista Valério Vasconcelos sugere algumas medidas preventivas. Confira:

 – Dedique atenção à escolha da roupa que você vai usar. Opte por peças confortáveis, que não apertem a cintura ou as pernas;

– Em viagens de avião ou trem, procure caminhar pelos corredores do veículo; já em viagens de carros ou ônibus, faça paradas a cada hora para movimentar as pernas;

– Enquanto estiver sentado, movimente os pés para cima e para baixo;

– Beba líquidos em abundância em viagens de avião. Como o ar dentro da aeronave é muito seco, tal medida evita a desidratação;

– Em qualquer tipo de viagem longa, evite bebida alcoólica e medicação que dá sono. O consumo dessesprodutos pode dificultar a movimentação das pernas e as caminhadas;

– Use meias elásticas de compressão, pois melhoram o fluxo sanguíneo venoso e diminuem a possibilidade de trombose venosa. Inclusive, vários estudos já comprovaram seu benefício.

RELACIONADOS