Empurroterapia’: balconistas de farmácias recebem para empurrar medicamentos aos fregueses

Alerta ao consumidor: investigação jornalística revela como o pagamento de comissões a balconistas de farmácias vira uma armadilha para o consumidor.Farmácia costuma ser sinônimo de cuidado com a saúde, mas o Fantástico descobriu que, em alguns casos, também pode ser outra coisa: uma armadilha. O repórter Giovani Grizotti investigou a “empurroterapia”. 

Você vai à farmácia e não quer comprar nenhuma vitamina, mas o balconista tenta te convencer. Ou você está na farmácia porque o médico receitou um remédio de marca, o chamado “medicamento de referência”. Você não quer levar o genérico, mas o vendedor insiste no genérico. Qual pode ser o motivo? 

Um balconista, que aceitou gravar sem mostrar o rosto, explica: “O balconista que entra há pouco tempo em farmácia a primeira coisa que ele aprende: ‘Tu ganha comissão se tu vender esse produto’”. 

Já o cliente, que geralmente já está sofrendo com alguma dor, acaba sendo vítima também da ganância, vítima da “empurroterapia”.

O que é a “empurroterapia”?

O balconista empurra determinados remédios, determinadas vitaminas, insiste para o cliente comprar produtos mesmo não sendo necessários naquele momento, ou não tendo prescrição médica. O objetivo: ganhar dinheiro, já que o funcionário da farmácia que pratica a “empurroterapia” se beneficia de uma comissão em cima das vendas, um valor fixo, ou uma porcentagem sobre o valor de um produto vendido. E quem paga? Segundo a apuração doFantástico, laboratórios farmacêuticos.

COM G1

RELACIONADOS